Você já parou para pensar quantas marcas de cerveja existem no Brasil? Segundo dados do Governo Federal, foram registradas 1.383 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no ano passado.
Esse número demonstra um aumento de 14,4% em relação ao ano de 2019, conforme dados do Anuário da Cerveja 2020.
Percebe-se que a cerveja é uma das bebidas alcoólicas que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Desde as cervejas industrializadas, das mais diferentes marcas, até as chamadas cervejas artesanais, é evidente que esse mercado é muito ativo no território nacional.
Saiba o que é cerveja artesanal e conheça um pouco mais sobre esse tipo de cerveja.
Do que é feita a cerveja?
Antes de conhecer o que é a cerveja artesanal, é importante saber como as cervejas são produzidas. Em linhas gerais, pode-se dizer que existem quatro ingredientes fundamentais para a produção de cerveja: água, cereais, fermentos e lúpulo, uma planta da espécie humulus lupulus, responsável pelo aroma e sabor amargo da cerveja.
Historicamente, o processo de produção da cerveja, com exceção da Alemanha, envolve cereais como arroz, cevada, milho e trigo. O malte da cevada é o principal ingrediente da cerveja. Em alguns casos, há também o acréscimo do açúcar em pequenas proporções.
Como é a produção da cerveja?
O processo de produção da cerveja pode ser dividido em cinco etapas de fabricação diferentes:
- Mistura das matérias-primas;
- Maturação;
- Fermentação;
- Filtração;
- Pasteurização e Enchimento.
Essas são as etapas de produção dessas bebidas num âmbito industrial, ou seja, com a automação de máquinas e de equipamentos voltados especificamente para a produção da bebida.
No caso das chamadas cervejas artesanais, o processo se mostra diferente.
O que define a cerveja artesanal?
Diferente das cervejas industrializadas, esse tipo de cerveja conta com um processo de produção mais cuidadoso. As cervejas artesanais são elaboradas e fabricadas focando na qualidade das bebidas. Para isso, as cervejarias utilizam os melhores ingredientes visando oferecer uma sensação única aos consumidores.
Através do volume de cerveja produzido pela empresa, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) a define como cerveja artesanal ou não. Consideram-se artesanais as cervejas produzidas em até cinco milhões de litros por ano, ou seja, cerca de 415 mil litros mensais.
Por conta da produção ser bem menor que a de grandes indústrias do ramo de bebidas como a Ambev, por exemplo, as cervejarias artesanais são conhecidas como produtoras de “cervejas caseiras”, pelo fato de muitas vezes serem feitas nos fundos de uma casa.
O cuidado com a produção das cervejas é um dos principais fatores considerados na hora de definir as cervejas como artesanais.
Um dos diferenciais da cerveja artesanal, além do processo de produção, é visto no sabor de cada bebida. Enquanto as cervejas industrializadas são produzidas com o foco na quantidade, sendo o sabor sempre o mesmo da marca, as cervejas artesanais são únicas, cada uma com o seu sabor, aroma e textura.
Quais os tipos de cerveja artesanal?
Sim, saiba que existem diferentes tipos de cervejas artesanais que se diferenciam pelas chamadas famílias. Essa divisão classificatória das bebidas é vista em três partes:
- Ales: produzida com alta fermentação, tendo aromas e sabores mais variados;
- Lagers: produzida com baixa fermentação, geralmente, sendo mais leves e claras;
- Lambics: produzida com fermentação espontânea, tendo sabores marcantes e sendo mais complexas.
Assim como existem os leites desnatados, integrais e semi desnatados, existem diferentes cervejas artesanais que variam conforme os ingredientes, sabores, aromas, processos de fabricação e fermentação, entre outros.
Além da divisão das cervejas artesanais em famílias, há também a divisão feita considerando os estilos de cada uma das bebidas.
Os estilos das bebidas artesanais podem classificá-las como: American Lager, Bock, Helles, India Pale Ale, Pale Ale, Pilsen, Tripel, Weiss e Witbier.
Na hora de comprar cerveja, considere as características de cada uma quanto a produção, fermentação e ingredientes utilizados na fabricação. Antes de comprar uma cerveja barata, por conta do preço, considere adquirir uma cerveja artesanal.
More Stories
A Importância do Óculos na Prática de Esportes de Inverno
Como Escolher Óculos de Sol para Ambientes Urbanos
As Melhores Armações para Óculos de Grau Infantis