May 17, 2024

O que é cerveja artesanal?

bebidas alcóolicas

bebidas alcóolicas

Você já parou para pensar quantas marcas de cerveja existem no Brasil? Segundo dados do Governo Federal, foram registradas 1.383 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no ano passado.

Esse número demonstra um aumento de 14,4% em relação ao ano de 2019, conforme dados do Anuário da Cerveja 2020.

Percebe-se que a cerveja é uma das bebidas alcoólicas que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Desde as cervejas industrializadas, das mais diferentes marcas, até as chamadas cervejas artesanais, é evidente que esse mercado é muito ativo no território nacional.

Saiba o que é cerveja artesanal e conheça um pouco mais sobre esse tipo de cerveja.

Do que é feita a cerveja?

Antes de conhecer o que é a cerveja artesanal, é importante saber como as cervejas são produzidas. Em linhas gerais, pode-se dizer que existem quatro ingredientes fundamentais para a produção de cerveja: água, cereais, fermentos e lúpulo, uma planta da espécie humulus lupulus, responsável pelo aroma e sabor amargo da cerveja.

Historicamente, o processo de produção da cerveja, com exceção da Alemanha, envolve cereais como arroz, cevada, milho e trigo. O malte da cevada é o principal ingrediente da cerveja. Em alguns casos, há também o acréscimo do açúcar em pequenas proporções.

Como é a produção da cerveja?

O processo de produção da cerveja pode ser dividido em cinco etapas de fabricação diferentes:

  • Mistura das matérias-primas;
  • Maturação;
  • Fermentação;
  • Filtração;
  • Pasteurização e Enchimento.

Essas são as etapas de produção dessas bebidas num âmbito industrial, ou seja, com a automação de máquinas e de equipamentos voltados especificamente para a produção da bebida.

No caso das chamadas cervejas artesanais, o processo se mostra diferente.

O que define a cerveja artesanal?

Diferente das cervejas industrializadas, esse tipo de cerveja conta com um processo de produção mais cuidadoso. As cervejas artesanais são elaboradas e fabricadas focando na qualidade das bebidas. Para isso, as cervejarias utilizam os melhores ingredientes visando oferecer uma sensação única aos consumidores.

Através do volume de cerveja produzido pela empresa, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) a define como cerveja artesanal ou não. Consideram-se artesanais as cervejas produzidas em até cinco milhões de litros por ano, ou seja, cerca de 415 mil litros mensais.

Por conta da produção ser bem menor que a de grandes indústrias do ramo de bebidas como a Ambev, por exemplo, as cervejarias artesanais são conhecidas como produtoras de “cervejas caseiras”, pelo fato de muitas vezes serem feitas nos fundos de uma casa.

O cuidado com a produção das cervejas é um dos principais fatores considerados na hora de definir as cervejas como artesanais.

Um dos diferenciais da cerveja artesanal, além do processo de produção, é visto no sabor de cada bebida. Enquanto as cervejas industrializadas são produzidas com o foco na quantidade, sendo o sabor sempre o mesmo da marca, as cervejas artesanais são únicas, cada uma com o seu sabor, aroma e textura.

Quais os tipos de cerveja artesanal?

Sim, saiba que existem diferentes tipos de cervejas artesanais que se diferenciam pelas chamadas famílias. Essa divisão classificatória das bebidas é vista em três partes:

  • Ales: produzida com alta fermentação, tendo aromas e sabores mais variados;
  • Lagers: produzida com baixa fermentação, geralmente, sendo mais leves e claras;
  • Lambics: produzida com fermentação espontânea, tendo sabores marcantes e sendo mais complexas.

Assim como existem os leites desnatados, integrais e semi desnatados, existem diferentes cervejas artesanais que variam conforme os ingredientes, sabores, aromas, processos de fabricação e fermentação, entre outros.

Além da divisão das cervejas artesanais em famílias, há também a divisão feita considerando os estilos de cada uma das bebidas.

Os estilos das bebidas artesanais podem classificá-las como: American Lager, Bock, Helles, India Pale Ale, Pale Ale, Pilsen, Tripel, Weiss e Witbier.

Na hora de comprar cerveja, considere as características de cada uma quanto a produção, fermentação e ingredientes utilizados na fabricação. Antes de comprar uma cerveja barata, por conta do preço, considere adquirir uma cerveja artesanal.