May 20, 2024

O papel do neuropsicopedagogo

No ano de 2008, em Joinville (Santa Catarina), um grupo de docentes decidiu estudar as relações entre, comportamento, emoções e aprendizagem. Era preciso envolver a neurociência aplicada à educação, a inclusão escolar e o atendimento multidisciplinar. Assim, originou-se a neuropsicopedagogia, especialidade de quem cursa pós-graduação em neuropsicopedagogia EAD.

Essa área está ganhando cada vez mais campo, devido ao fato que exerce um importante papel quanto à escolaridade. Os profissionais são responsáveis por acompanhar alunos que demandam auxílio no processo cognitivo.

Neuropsicopedagogia: o que é?

A neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que se apoia em conhecimentos da neurociência. Ao mesmo tempo, está intrinsecamente à pedagogia e à psicologia cognitiva. 

Ela visa estudar a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem de alunos, abordando uma perspectiva mais humana.

O profissional que cursa pós-graduação online no ramo também está se dedicando a entender melhor as limitações e bloqueios de cada discente. Desse modo, consegue trabalhar o desenvolvimento deles.

Atuação do neuropsicopedagogo e a pós-graduação em neuropsicopedagogia EAD

Há três ramos de atuação para o neuropsicopedagogo, especializado em pós-graduação à distância ou presencial: institucional, clínica e hospitalar. Na área institucional, o profissional exerce suas atividades em ambientes escolares, ajudando no desenvolvimento da aprendizagem. Ainda evita que jovens se sintam desestimulados devido às dificuldades com o estudo.

É possível também, com essa pós-graduação EAD, auxiliar na instrução de professores em relação à forma adequada de acompanhar os estudantes. Tudo é feito com uma análise profunda, que detecta e trata bloqueios no estudo.

Quem escolhe atuar na neuropsicopedagogia clínica, realiza tarefas em espaços como consultórios e postos de saúde. Nessa ocasião, o intuito é trabalhar com pacientes que possuem problemas em habilidades comunicativas, auditivas e cognitivas. A formação pode ser através de uma pós-graduação online, por exemplo.

Para finalizar, no ramo hospitalar, é necessário responsabilizar-se com o procedimento de reabilitação de indivíduos que tiveram danos cognitivos. Um caso são os pacientes vítimas de AVC, Acidente Vascular Cerebral.

A importância da neuropsicopedagogia

Você sabia que o Brasil apresenta baixa escolaridade? Pois, é. Conforme o PNAD, apenas 52,6% da população com até 25 anos tem ensino médio incompleto, no máximo. 

A tendência é que os números melhorem ano a ano. No entanto, é possível afirmar que a dificuldade de aprendizagem de muitos brasileiros ainda é um empecilho. A neuropsicopedagogia, aprofundada com uma pós-graduação em educação EAD, chega para solucionar esse problema. 

O profissional contribui bastante com o ensino a indivíduos que apresentam problemas cognitivos. Naturalmente, ajuda a torná-los aptos a alcançar melhores oportunidades na vida.