April 25, 2024

Diferença entre frases interrogativas diretas e indiretas

Na língua portuguesa, existem duas formas de fazermos perguntas. Para isso, precisamos utilizar frases interrogativas diretas ou indiretas. Mas você sabe o que são esses tipos de frases e a diferença entre eles?

Então, continue lendo para descobrir mais sobre o assunto, garantir uma boa nota e sua aprovação. Confira!

O que são frases interrogativas?

As frases que são interrogativas são aquelas usadas para fazer perguntas. Elas podem levar ponto de interrogação ou a pontuação não é necessária. E é essa a chave da questão para caracterizá-las como diretas ou indiretas. Observe exemplos do nosso cotidiano:

  • Posso ir ao banheiro?
  • Gostaria de saber se o cadastro já foi feito. 

Além disso, essas frases também podem ser bem mais simples, possuindo apenas uma palavra.

  • Quem?
  • Quando?

Pronomes interrogativos

Agora que sabemos o que são frases interrogativas, vejamos uma lista dos pronomes interrogativos. Eles irão ajudar na formação das frases de indagação. Confira:

  • Que
  • Quem
  • Qual
  • Quanto

O que são frases interrogativas diretas?

As interrogativas diretas são caracterizadas pelo uso da interrogação (?). Entenda melhor com os exemplos abaixo:

  • Por que cancelaram a apresentação de amanhã?
  • Como vamos voltar para casa?
  • Alguém tem alguma ideia diferente?
  • Vocês ouviram esse barulho?

E as interrogativas indiretas?

Essas frases nunca irão possuir interrogação e não se iniciam com pronomes interrogativos. Portanto, costumam ser mais discretas que as interrogativas diretas. Muitas vezes, essa pode ser a maneira mais cortês de se fazer uma pergunta. Conheça alguns exemplos.

  • Gostaria de saber se você tem interesse em conversar sobre o assunto.

Veja que o verbo gostaria, com a preposição de e o verbo saber tornam a pergunta, de fato, indireta. Observe mais um exemplo em que há indagação de uma forma mais branda.

  • Quero entender o motivo das reclamações.

Transformando as frases de direta para indireta e vice-versa

Ainda que exista a distinção entre ambos os tipos de frases, é importante destacar que é possível transformar as interrogativas diretas em indiretas e vice-versa. Veja exemplos de frases interrogativas diretas seguidas da versão indireta.

  • Quando realizaremos o evento?
  • Pergunto-me quando realizaremos o evento.
  • Júlia entrou na sala?
  • Preciso saber se Júlia entrou na sala.

Agora faremos o caminho inverso.

  • Eu queria entender como conseguir as respostas.
  • Como eu consigo as respostas?
  • Gostaríamos de saber se ela foi convidada.
  • Ela foi convidada?

Bom, agora que você já tem uma boa base do assunto, a melhor opção é fazer vários exercícios e praticar bastante para fixar o aprendizado. Boa sorte!