May 4, 2024

Publicidade e propaganda ou Marketing: saiba qual curso escolher

Publicidade e Propaganda ou Marketing saiba qual curso de graduação escolher

Apesar de terem alguns pontos em comum, os cursos de graduação em publicidade e propaganda, e marketing possuem peculiaridades que, além de diferir ambas áreas, evidenciam sua importância, cada um em seus moldes e a sua maneira.

Para te ajudar a identificar as diferenças entre as áreas e cursos, listamos abaixo algumas das principais características de ambas as áreas, de modo a te ajudar a saber qual dos dois cursos de graduação escolher e quais seus possíveis ambientes de atuação, confira.

“Primos de segundo grau”

Apesar de — de forma mais generalizada — ambos cursos terem como base estratégias de divulgação, posicionamento ou demais possibilidades relacionadas a propaganda de uma empresa, as graduações em PP e marketing diferem-se tanto em suas possibilidades, quanto em suas bases.

Descobrindo o Marketing

Apesar de, indiretamente, também fazer parte do eixo de comunicação, o marketing tem viés mais próximo à administração, pois atua de forma mais analítica e menos prática.

Ao que compete ao profissional formado, um gestor formado pelo tecnólogo em marketing preza pela apresentação da empresa, seu branding (posicionamento da marca), observa seu desempenho com clientes antigos e trabalha na prospecção de novos, além de mensalmente analisar todos os dados relativos aos tópicos citados acima.

Já ao que diz respeito a Publicidade e Propaganda…

Como dito, o curso de PP é mais prático e “visual”. De forma simplificada, podemos dizer que ambas áreas caminham juntas, porém de forma complementar.

Ao que compete ao publicitário, ele deve auxiliar marcas a mostrarem seus serviços, seus ideais e valores através da propaganda, independente de seu veículo.

No curso de publicidade e propaganda, o aluno desenvolverá seu lado criativo e analítico, atentando-se sempre ao ambiente o qual ele quer impactar com sua propaganda, atuando de forma que, o plano traçado pelo profissional de marketing seja aplicado e traduzido em meios visuais, auditivos e onde mais fizer sentido.

Marketing x Publicidade e propaganda: qual curso escolher?

Como visto, apesar de próximas, ambas áreas são distintas. Para te ajudar na escolha, considere sempre qual lado você pretende explorar, qual das opções parecem mais atrativas e claro, considerar se sua ideia é atuar de forma mais analítica ou criativa.

Como dito, o curso de marketing caminha “com maior proximidade” junto ao setor de administração de empresas, economia e demais áreas relacionadas ao setor administrativo.

Já a publicidade, por ser pertencente ao eixo de comunicação, baseia-se em ideais mais criativos, nos quais os processos artísticos alinham-se ao estratégico, porém com foco no impacto visual ou auditivo ao cliente final. 

Essa formação pode te aproximar de profissionais formados em jornalismo, design gráfico, fotografia e afins.

Possibilidades de pós-graduação

Se após ler nosso artigo, você descobriu que apesar de simpatizar mais com uma área, tende a curtir a outra, uma opção é ingressar em cursos de pós-graduação que te auxiliem a transitar entre ambas.

Como citado, apesar de distintas, as áreas possuem pontos de semelhança, os quais possibilitam que profissionais de ambas possam cursar cursos livres, MBA e pós-graduação para destacar-se ainda mais no setor.

Ingressando na universidade

Agora que você já conhece as diferenças entre as áreas, para ingressar na universidade ideal, é interessante (e importante) que além de considerar suas preferências, as matérias oferecidas, conteúdo pragmático e afins sejam analisados, principalmente para te oferecer uma visão mais completa sobre o curso.

Analisado isso, esperamos que com as informações tiradas dos sites das universidades e com auxílio de nosso mini-guia, de acordo com as principais tendências você tenha tirado suas dúvidas sobre as semelhanças e diferenças de ambos os cursos e na hora de escolher o que melhor te representa, consiga o fazer de forma mais assertiva.

Lembrando que, independente da área, com dedicação você poderá ir mais longe. Desejamos que sua escolha seja positiva! Bons estudos.