March 29, 2024

O que são locuções prepositivas e para que servem

Você sabe o que é locução prepositiva? Ainda que o nome pareça ser complexo, essas locuções nada mais são do que palavras unidas que possuem a mesma função de uma preposição.

Normalmente, tais locuções são compostas por advérbios e preposições, a partir da contração ou combinação destes termos. É mais comum encontrarmos locuções desse tipo com as preposições de, com e a. Quer entender mais sobre o assunto e tirar 10 na prova? Então continue a leitura!

Afinal, para que servem as preposições?

Antes de aprendermos mais sobre as locuções, vamos entender o que é preposição. 

As preposições ligam dois termos da oração, estabelecendo a dependência entre eles. Normalmente marcam as relações que adjetivos, substantivos, advérbios e verbos possuem. 

Portanto, se essa é a função das preposições, esse também é o papel das locuções prepositivas.

Como usar a locução prepositiva

Para entender se é possível usar as locuções prepositivas em uma frase, tente substituí-las por uma preposição pura. Veja as frases para exemplificar. 

  • Você a conheceu através de uma rede social?
  • Você a conheceu por uma rede social?

Perceba que o advérbio através e a preposição, juntos, são equivalentes à preposição. Assim, “através de” é uma locução prepositiva.

Junções de artigos com preposições

Existe uma extensa lista de preposições que são bastante utilizadas para formar locuções no dia a dia para os falantes da língua portuguesa. Essa é a lista das combinações e das contrações das preposições com artigos. Confira um resumo delas agora mesmo!

  • Preposição de: de+a= da; de+o= do; de+as= das; de+os= dos;
  • Preposição a: a+a= à; a+o= ao; a+as= às; a+os= aos;
  • Preposições por: por+a= pela; por+o= pelo; por+as= pelas; por+os= pelos;
  • Preposição em: em+a= na; em+o= no; em+as= nas; em+os= nos.

Nesse caso, apenas as locuções ao e aos são resultados de combinação, todas as outras resultam do processo de contração. Vejamos alguns exemplos de frases com tais locuções prepositivas:

  • Vou ao mercado comprar os ingredientes que faltam.
  • Ela pensa em mudar a decoração do escritório.
  • João deixará os livros no armário.
  • Segurei pelo caminho mais seguro.

Pronomes aquele e aquilo

Como vimos, a crase é formada por uma preposição e um artigo através da contração. Porém, também é importante os pronomes demonstrativos “aquilo”, “aquele” e suas variações. Quando a preposição a precede tais palavras, a crase também deve ser usada. Observe alguns exemplos a seguir:

  • Vou àquele bar no fim de semana.
  • Entregue a carta àquela senhora.

Agora que o tema está mais claro para você, continue estudando o que é locução prepositiva e faça exercícios sobre a matéria. Boa prova!