April 29, 2024

Como eram os banhos de antigamente?

Como eram os banhos de antigamente

Com certeza, o banho de banheira é uma das melhores coisas já criadas para trazer relaxamento e sensação de bem-estar para as pessoas. No site da BBB Banheiras você encontra os melhores modelos de banheiras com os melhores preços, para que se sinta como se estivesse em um verdadeiro spa diariamente dentro de casa. Conte com a gente!

Por mais que hoje em dia saibamos que, um banho de banheira de hidromassagem dupla é extremamente relaxante e com vários benefícios à saúde, nem sempre as pessoas tiveram o privilégio de terem todo esse momento a sós e com sensação de tranquilidade. O banho foi criado e desenvolvido de uma forma muito diferente até se tornar o que é hoje para as pessoas.

Tem curiosidade sobre esse assunto e quer saber mais como eram os banhos de antigamente? Acompanhe o artigo a seguir para saber mais um pouco sobre a história da criação de algo que se tornou rotina para nós atualmente.

Criação do banho

A primeira aparição do que poderia ser chamado de “banho”, surgiu no Egito antigo, há mais ou menos 3.000 anos A.C. Esse ato de se banhar era feito em rios ou tipos de piscinas de forma coletiva e, apenas as pessoas de maior poder poderiam participar de tal ato, isso porque, na época, era uma crença que se eles se banhassem, os seus espíritos seriam purificados pelos Deuses.

Dessa forma, era algo bem diferente dos que estamos habituados a presenciar hoje em dia. Não existia privacidade e nenhuma banheira spa com jatos de hidromassagem aguardando as pessoas. Aliás, nem banheiras existiam ainda nessa época.

O banho coletivo

Após uns anos à frente do Egito antigo, na era greco-romana, os banhos eram feitos de forma coletiva e, bem maior do que uma reunião de pessoas em um ofurô como hoje em dia. 

Na época, várias termas que eram tipos de piscinas gigantes, eram construídas a fim de gregos e romanos se limparem, como forma de autocuidado, já que nessa época, a vaidade entre homens e mulheres estava se desenvolvendo. Além do banho, as pessoas utilizavam uma ferramenta chamada strigil, para retirar toda a sujeira em excesso acumulada no corpo.

Strigil

O strigil se tratava de um tipo de espátula de ferro de, aproximadamente 30 centímetros e, que era esfregada na pele das pessoas após elas passarem por um tipo de imersão em óleo. Na maioria dos casos da época, os escravos dos senhores do clero e nobreza eram responsáveis por realizarem essa limpeza, totalmente diferente de uma imersão relaxante em banheira dupla.

Banhos na Babilônia

Após um período, na Babilônia antiga, os povos da região queriam se sentir mais limpos e, somente o contato com a água não era o suficiente, ainda mais pensando que a água da época não era limpa como a que utilizamos para nos banhar hoje em dia. 

Dessa forma, os babilônios faziam uma mistura de cinzas vegetais com gordura animal para passar em seus corpos e cabelos, como forma de limpar e tirar o mau cheiro de dias sem se limpar. Afinal, na época, as pessoas se limpavam, uma vez a cada duas semanas ou até demoravam meses até a próxima lavagem corporal. Com os egípcios após alguns anos, tal receita era até mais incrementada, onde eles utilizavam bicarbonato de sódio e argila, além das cinzas e gordura animal. Querendo ou não, foi o início da criação do sabonete que utilizamos nos banhos de duchas ou spas hoje em dia.