May 15, 2024

Conheça as principais atuações do curso de Letras

Veja quais são as principais atuações do curso de Letras

Além da sala de aula tradicional, os formandos no curso de graduação em letras EAD podem desempenhar diversas outras funções relacionadas ao uso correto da língua portuguesa.

Para melhor exemplificar e expor as possibilidades desses profissionais, listamos alguns dos vários locais de atuação possíveis para o profissional formado no curso de licenciatura EAD em letras, confira abaixo.

Escolas de idiomas e cursos de LIBRAS

Fugindo da sala de aula comum, porém ainda no ambiente educacional. Uma das possibilidades para quem pretende lidar com menos alunos é atuar como professor em escolas de idiomas ou em cursos de libras.

Por conta do complemento à sua formação (o segundo idioma), o formando na graduação em letras a distância pode lecionar virtualmente ou em escolas presenciais; ensinando inglês, francês, alemão ou libras, tudo depende de qual seja a segunda língua escolhida no momento da matrícula.

Redações e agências de marketing e publicidade

Assim como o aluno de jornalismo, o graduando no curso de licenciatura ou bacharelado EAD também aprende toda a parte técnica e domínio da escrita, o que o prepara para atuar como redator em agências de marketing, publicidade ou em redação de portais.

Esse contato integral com a língua faz dos profissionais ótimas opções para o segmento da comunicação, tendo em vista que além de matérias teóricas, semântica e semiótica também são lecionadas no curso de primeira ou segunda licenciatura online em letras.

Freelancer como revisor ou criador de conteúdo

Em tempos de crescimento do ambiente online, uma opção é prestar serviços para comunicadores ou influencers digitais, auxiliando na criação de seus conteúdos, redigindo roteiro de vídeos ou atuando como revisor para estes, ou em agências.

Por ter organização e domínio teórico como uma de suas principais qualificações, os graduandos em letras podem realizar o serviço de forma dinâmica, buscando sempre adequar a mensagem do produtor de conteúdo, de forma que ele melhore a comunicação com seu público.

Ingressando na universidade ideal

Expostas as possibilidades, é interessante falar sobre o que considerar ao ingressar em um curso de graduação ou pós-graduação em letras. 

Para escolher uma universidade que traduza suas expectativas, sonhe você em ser docente ou em atuar em alguma das áreas citadas, é importante avaliar o que a universidade oferece, quais serão os temas explorados e alinhá-los às suas expectativas.
Dessa forma, além de melhor desempenhar sua função, com certeza você crescerá de forma ainda mais linear como funcionário, e terá a certeza de que, independente de sua área, você poderá ir mais longe!

Dadas as dicas, ressaltamos que o curso de licenciatura online em letras é dinâmico e uma ótima opção para quem quer escolher o melhor local de atuação, respeitando sempre suas expectativas e necessidades.