May 16, 2024

Conheça a origem da cachaça

Conhecida por diversas nomenclaturas, a cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais importantes para a história do Brasil. Isso porque, caso você não saiba, a malvada está diretamente ligada a fatores socioculturais e econômicos do país.

Embora não se saiba ao certo qual o verdadeiro local de origem da cachaça, há grandes indícios que a pinga foi destilada pela primeira vez em terras brasileiras, durante a colonização portuguesa, em 1516. Continue a leitura do artigo para saber mais e se surpreenda!

História da cachaça no Brasil

Antes de contar a história da cachaça no brasil, é justo que você saiba de uma curiosidade: os animais foram os primeiros a experimentar o tesouro nacional brasileiro. 

Isso se deve ao fato de que cabia aos escravos realizar a colheita da cana de açúcar, esmagá-la e cozinhar o talo até que ele se transformasse em melado. Todavia, durante o cozimento do haste, um caldo mais grosso, conhecido como cagaça, era elaborado e servido junto às sobras de cana para os animais. 

Devido ao clima e à ação do tempo naquela época, a cagaça se fermentava e produzia um líquido com alto teor alcoólico. Isso só foi descoberto quando um escravo experimentou o líquido que havia se acumulado no comedouro dos animais.

Pinga, Cachaça, Aguardente

As nomenclaturas pinga, cachaça e aguardente não fogem muito da história da cachaça no Brasil. Depois de os escravos descobrirem o líquido no comedouro dos animais, eles misturaram um melado velho, ou seja, de um dia anterior, com um melado novo.

O álcool presente no melaço velho evaporou, o que acabou formando pingos no teto do engenho. Dessa forma, toda vez que o pingo caia sobre um deles e descia em direção à boca, os escravos chamavam a bebida alcoólica de ‘pinga’.

Em contrapartida, quando os pingos escorriam por suas costas e ardiam seus ferimentos, os escravos chamavam a bebida de ‘aguardente’.

Cachaça e os vinhos

Naquela época, os portugueses tomavam vinho e outras bebidas alcoólicas vindas da Europa. Já os escravos não tinham acesso a essas regalias, o que fez com que eles batizassem a cachaça como ‘vinho de cana’, bebida exclusiva e consumida somente por eles.

Com a popularização do líquido, os colonizadores começaram a deixar de lado as bebidas chiques e importadas e substituíram-as pela cachaça, popularizando seu consumo em outros países.

Decreto 4.702

O decreto 4.702, criado em 2002 e assinado pelo presidente Fernando H. Cardoso, confere ao Brasil a origem da cachaça, declarando que qualquer destilado feito com cana de açúcar fora do país é considerado aguardente. Agora que você já conhece a história da cachaça no Brasil, nada mais justo que continue se informando e se surpreendendo com as tendências do país, afinal, são muitas!