May 19, 2024

Como saber se a carne está ou não estragada?

Veja como saber se a carne está ou não estragada

A carne é um alimento quase primordial na mesa dos brasileiros. Seja um bife de alcatra ou uma coxa de frango a passarinho, sempre incluímos algumas dessas proteínas no nosso dia a dia. As comidas e bebidas sempre são adquiridas,  geralmente, em supermercados, açougues, na feira, etc. 

Quando falamos de alimentos fáceis de estragar, como as carnes, por exemplo, é sempre bom ter certeza do local que você está adquirindo esse alimento, para ter a convicção de que tal peça realmente está fresca e em ótimas condições para consumo. Mas, afinal, você sabe diferenciar quando uma carne está fresca? Seja um filé de peito de frango, peixe ou um pedaço de carne bovina.

Caso você não saiba verificar em uma carne quando ela está ou não fresca, te daremos algumas dicas a seguir para saber ver essas diferenças facilmente. Acompanhe o artigo e saiba mais, assim, você nunca mais levará para casa alimentos possivelmente comprometidos. 

Como identificar se a carne de frango está fresca?

A asa de frango no atacado, por exemplo, é um dos alimentos mais adquiridos pelas pessoas, afinal, quem não ama um frango como acompanhamento do famoso arroz e feijão no dia a dia, não é mesmo? 

Saber escolher o frango fresco é primordial, pois se o mesmo está passado, pode acarretar problemas de saúde, além de uma grande dor de barriga. Para saber se a coxa e sobrecoxa no atacado adquirida está fresca, basta você se guiar pelo cheiro. O frango consegue transparecer facilmente se está bom para consumo ou não.

Quando o frango não está fresco, ele transmite um odor azedo bem forte que incomoda qualquer um. Em relação ao sabor, também dá para perceber, pois o frango possui um sabor mais sutil e, se seu gosto estiver mais forte ou diferente, pode ser que não esteja bom para consumo.

Como identificar se a carne bovina ou suína está fresca?

Em relação aos cortes carne bovina e suína, explicamos  na mesma dúvida, já que elas apresentam certos sinais semelhantes. Ambas as carnes dão diferença na coloração quando não estão tão frescas. 

A bisteca de porco, por exemplo, começa a apresentar certas manchas mais amarronzadas, assim como a carne bovina. Não mudam tanto em relação ao odor, mas a colocação é a primeira coisa que aparece nesses tipos de carnes.

Sendo assim, se você for em um açougue e ver um acém no atacado com tons mais amarronzados do que avermelhados, é porque a carne não está fresca. Desse modo, descarte a opção de adquiri-la e procure a mesma em outro estabelecimento. 

Como identificar que o peixe não está fresco?

O peixe é mais difícil de identificar seu início de podridão, isso porque, naturalmente, a carne estando fresca ou não, já possui um odor forte característico do abadejo no atacado. Porém, quando o peixe possui um odor mais forte que o normal, se atente, pois o mesmo pode estar dando seus primeiros sinais de podridão. 

Além disso, preste atenção em possíveis manchas amareladas na carne, que também significa que o peixe não está fresco.