May 20, 2024

Dicas para um banho de banheira seguro para idosos

Existem cuidados que são essenciais quando envelhecemos e isso não é diferente para o momento do banho. É necessário ter atenção para que acidentes não ocorram e para que o idoso tenha um banho relaxante. Na BBB Banheiras, você encontra os melhores modelos de banheiras para dar banho em idosos com muita segurança. 

Sendo assim, conheça a seguir dicas que podem ajudar a tornar o banho de um idoso, mais seguro, prático e confortável: 

Banheira correta

Em primeiro lugar, é essencial entender que as necessidades mudam conforme os anos vão passando. Desse modo é necessário fazer algumas mudanças, como, por exemplo, trocar o banho em um chuveiro tradicional por uma banheira hidro.

No mercado existem inúmeras opções de banheiras com adaptações para idosos, inclusive com adaptação de assentos. Além disso, as banheiras com hidromassagem são ideais para auxiliar na saúde, já que elas são responsáveis por: 

  • Aumentar circulação da pele; 
  • Diminuir sintomas de artrite e artrose; 
  • Aliviam a ansiedade e o estresse. 

Com uma banheira correta, do tamanho ideal e com hidromassagem, os idosos podem ter acesso a um banho mais seguro do que o de chuveiro e mais relaxante, com benefícios à saúde. Por isso, pesquise qual modelo é o ideal para as condições do idoso, seja spa ou ofurô, nos formatos retangulares ou redondos. 

Acessório de segurança

Outro elemento indispensável para aumentar a proteção do idoso durante o banho de banheira, são acessórios de segurança. Alguns exemplos, são as barras de apoio, os estofados para cabeça e os tapetes antiderrapantes que podem ser instalados dentro da banheira. 

Para os idosos com idade mais avançada é indispensável uma segurança maior, e para garanti-la, você também pode instalar os tapetes e as barras de segurança pelo banheiro, para que a pessoa possa se movimentar no ambiente, auxiliando a realizar outras tarefas, como usar a pia. 

Além disso, adquirir um banco de apoio para deixar na área externa da banheira também pode auxiliar a fazer a entrada e saída do idoso da banheira com maior facilidade. 

Acompanhamento

Por fim, é muito interessante que o idoso tenha o acompanhamento de um cuidador durante o banho. Essa necessidade pode variar conforme a idade, já que nos primeiros anos dessa faixa etária, ainda há muita autonomia. Entretanto, com o tempo, o corpo acaba ficando mais frágil e é fundamental a supervisão e ajuda de um acompanhamento para evitar acidentes.