May 15, 2024

Principais tipos de rebites

Os rebites são fixadores mecânicos muito utilizados em setores industriais e na construção civil, principalmente por serem considerados semi permanente e muito mais resistentes se comparados com outras soluções.

Existem alguns tipos de rebites que são considerados principais no mercado e são os mais escolhidos. Conheça quais são eles a seguir e como eles devem ser utilizados. 

Rebite Sólido

Um dos mais conhecidos é o rebite sólido, também chamado de ‘’rebite maciço” ou “rebite de bater’’. Essa é uma das soluções mais antigas e tem registro de seu uso desde a época da Era do Bronze. 

É comum encontrar esse tipo de rebite sendo usado locomotivas e vagões de trem, ou até mesmo em navios antigos, inclusive foram utilizados no Titanic. 

Rebites Semi Tubulares

Essa solução é ideal para reduzir a quantidade de força que é utilizada no momento de sua aplicação. Por essa razão, os rebites semi tubulares são ideais para projetos que envolvam muitos movimentos, tornando todo o processo mais fácil e simples. 

Rebite de Repuxo

O rebite de repuxo é um dos mais comuns atualmente, possui uma haste tubular e um mandril em seu interior. Seu sucesso no mercado se dá principalmente por sua simplicidade no momento da aplicação, basta colocá-lo no orifício da união das peças e com a utilização de rebitador manual, sua cabeça se expandirá até que realize o travamento.  

Quais são as vantagens em utilizar rebites?

Independente do modelo que será utilizado, os rebites podem promover diversas vantagens para os seus usuários, sejam eles os rebites de repuxo ou semi tubulares. 

Um dos principais benefícios é o custo-benefício, por ser um material considerado barato, ele é capaz de abaixar consideravelmente o valor final de um projeto e terá alta durabilidade, evitando a necessidade de troca constante. 

Além disso, os rebites estruturais ou não, são fundamentais para a junção de materiais que não podem ser soldados, possuem fácil aplicação e podem ser facilmente reparados caso haja necessidade.

Essas razões fazem com que os rebites sejam itens fundamentais nos mais diversos projetos da construção civil e em diversos setores industriais.