May 15, 2024

Metais não ferrosos, como o bronze e as indústrias

A maioria das ligas metálicas que encontramos atualmente no mercado, apresentam em sua composição uma das matérias-primas mais conhecidas nas indústrias, o ferro. Entretanto, há uma parcela dos metais que são denominados não ferrosos, ou seja, não apresentam um percentual significativo do ferro em sua composição. Dentro deste segundo grupo, podemos abordar elementos, como: alumínio, cobre, bronze, latão, entre outros!

A resistência do bronze e de outros metais não ferrosos

Comumente a ferrugem e a corrosão são um dos problemas acarretados pelo ferro que mais afligem o mercado. Sabendo que os metais não ferrosos muitas vezes não apresentam ou quando for aplicável contam com apenas 1% do ferro em sua composição, como consequência eles apresentam uma resistência maior quanto à maresia, ao oxigênio e demais ações climáticas. Aproveite e leia sobre: como é fabricado o bronze?

Baixa corrosão do bronze e outros metais não ferrosos

Alguns setores industriais, como a construção civil e a marítima, apresentam a necessidade de soluções que protejam suas peças e projetos contra a oxidação, mas que, simultaneamente, apresente resistência. Neste contexto, os metais não ferrosos surgem para atender tal demanda, já que apresentam maior durabilidade quanto aos agentes oxidantes. 

Design inovador que o latão proporciona em itens para projetos arquitetônicos

Apesar de os metais não ferrosos serem resistentes à corrosão, alguns deles podem oxidar, um grande exemplo deste, caso seja o próprio latão. Mas, ao contrário das ligas de ferro convencionais resultantes na ferrugem, este tipo de metal desenvolve uma camada de pátina que além de proteger a peça, também proporciona um efeito rústico requisitado por todos da área da decoração! 

Metais não ferrosos, como o alumínio, são extremamente duráveis

Outro diferencial dos metais não ferrosos é que mesmo sendo tão duráveis e resistentes como o aço, eles são considerados materiais mais leves em relação aos metais, um grande exemplo dessas características é o próprio alumínio! Estas propriedades brilham os olhos do setor automotivo, tendo em vista, que automóveis mais leves consomem menos combustível. Saiba mais sobre: curiosidades do bronze!

Cobre e demais metais ferrosos são sinônimo de versatilidade

Uma das características que mais vale destacar dos metais não ferrosos é a sua maleabilidade, tendo em vista, que ao serem mais fáceis para o processo de usinagem, proporcionam uma ampla gama de peças a partir destas matérias-primas. O custo benefício e outras propriedades desses metais é o que fazem eles serem cada vez mais consumidos em todos os segmentos industriais. Leia mais sobre: vantagens de utilizar o bronze!