May 15, 2024

Veja como funciona um difusor plasma

Assim como todos devem ter conhecimento, o corte a plasma é um dos (senão o) principal corte de metais feito no mercado.

O procedimento é extremamente vantajoso e possui diversos benefícios quando comparado a outros cortes. Isso muito por conta da tecnologia e praticidade que o cerca.

Um dos motivos para isso é o difusor plasma, para saber mais sobre ele veja o texto a seguir e entenda como ele funciona.

O corte a plasma

Antes de entender mais sobre o difusor, é preciso entender melhor como funciona o corte de plasma em si.

Esse tipo de corte é um procedimento que se utiliza de um bico com orifício de maneira a constringir o gás que é ionizado. Isso faz com que seja gerado um arco plasma, responsável por fazer com que o processo de corte aconteça.

Um corte realizado dessa maneira possui diversas vantagens, dentre as principais podemos citar:

  • Alta lucratividade;
  • Alto rendimento;
  • Elevado nível de segurança;
  • Ótimo custo-benefício.

Sobre o difusor

O difusor plasma é um equipamento responsável por proporcionar um sentido rotacional ao gás. O que faz com que o corte seja realizado de forma altamente eficiente.

É preciso destacar que ele é também conhecido como distribuidor de gás e é formado por material isolante.

Além disso, ele faz parte do sistema básico do corte de plasma. Sendo assim, ele é tão importante para o corte quanto uma tocha de plasma ou bico de plasma. Portanto, isso precisa ser considerado na hora de priorizar a compra deste item.

Os consumíveis plasma

Talvez o ponto mais importante a se ressaltar sobre o difusor é o fato de ele ser um consumível plasma. Ou seja, é uma dos itens essenciais para que a operação ocorra e, sem ele, o procedimento pode ficar totalmente comprometido. 

Os demais consumíveis plasma são:

  • Eletrodo de plasma: transporte a corrente elétrica da tocha para a peça cortada; 
  • Tocha plasma: responsável por alinhar e arrefecer os outros consumíveis;
  • Bico de plasma: serve como apoio para a tocha.

Onde comprar um difusor?

Para aqueles que estão interessados em adquirir um eletrodo de plasma ou um difusor, o recomendável é adquiri-lo em um local especializado na venda de materiais desse corte. Dessa forma, certamente o item será de alta qualidade e terá longa vida útil. Fora isso, o atendimento contará com profissionais de ponta especializados no ramo, o que convenhamos, é o cenário ideal.