Por mais que todos precisem apresentar um tipo de regime de trabalho, grande parte das pessoas não entende muito bem como funcionam.
Os tipos de regime podem influenciar diretamente em questões salariais e também na forma de pagamento, tudo irá depender de qual é o escolhido. Ressaltando que existem dois mais conhecidos.
Após isso ser posto, leia o texto a seguir e descubra mais sobre os tipos de regime de trabalho, suas características e como o trabalho cooperativo se relaciona com isso.
O que é um regime de trabalho?
Antes de entender mais sobre os regimes de trabalho existentes, é preciso conhecer o que afinal é um regime de trabalho.
De maneira simplificada, um regime é a forma com que um vínculo empregatício é criado com um trabalhador. Escolher o regime adequado é essencial para que a companhia ofereça um compromisso que seja proporcional às demandas do negócio.
Normalmente, a maioria das pessoas se encontra nos regimes PJ ou CLT , como dito anteriormente, elas possuem vantagens distintas em cada um desses cenários.
Características do regime CLT
Agora você descobriu melhor o que é um regime de trabalho, já é possível analisar os principais.
O termo CLT significa Consolidação das Leis do Trabalho, o que significa dizer que ela é um conjunto de regras e normas que visam estabelecer quais são os direitos e deveres tanto de empregadores quanto de funcionários.
Vale também destacar que nesse tipo de regime você conta com uma carteira assinada e uma série de benefícios, o que torna esse vínculo mais seguro e estável. Porém, o salário bruto acaba por ser menor do que aqueles que são PJ.
Características do regime PJ
Depois da CLT, para entender melhor sobre o assunto, é preciso compreender o que é uma contratação PJ.
O termo PJ significa Pessoa Jurídica e basicamente se refere a uma empresa que foi criada através do sistema CNPJ.
Esse tipo de vínculo trabalhista é quando uma pessoa “empresa”, no caso, decide prestar serviços para outra empresa. Não sendo possível realizar o mesmo acordo feito com pessoas CLT.
Dentre alguns dos principais benefícios que uma pessoa desse regime pode ter estão um salário bruto maior e a possibilidade de trabalhar seguindo a demanda e não um horário pré-estabelecido, como é o caso da CLT.
O trabalho cooperado
Conseguiu entender melhor o que são os dois principais regimes de trabalho? Então junte-se a uma cooperativa para entender mais. Ressaltando que o trabalho cooperativo visa fazer com que profissionais tenham maior autonomia e melhores condições de trabalho.
More Stories
A Importância do Óculos na Prática de Esportes de Inverno
Como Escolher Óculos de Sol para Ambientes Urbanos
As Melhores Armações para Óculos de Grau Infantis