May 19, 2024

O nylon pode ser aditivado?

Confira no texto a seguir se o Nylon poder ser aditivado, quais são suas principais características e como a aditivação pode ser realizada. Leia mais.

O nylon pode ser aditivado?

O Nylon é um material que vem ganhando muito destaque dentro da indústria da engenharia, por ser um termoplástico com excelentes propriedades mecânicas, térmicas e dielétricas. Isso permite que ele seja aplicado em diversas áreas, como em engrenagens, bases de cortes, polias, chapas de desgaste e anéis de vedação.

Mas ainda há muitas dúvidas sobre esse material, que muitas vezes é um plástico que substitui os metais na indústria devido seu alto desempenho. Por isso, nós produzimos esse conteúdo para tirar algumas dúvidas sobre o manuseio desse material, respondendo à pergunta de se ele pode ser aditivado.

O que é o Nylon?

O Nylon é uma poliamida termoplástica, assim como o Polipropileno, com uma excelente tenacidade e desempenho de resistência a calor, abrasão e impacto. Dessa forma, é possível que esse material seja submetido a constantes impactos, sem que tenha sua estrutura modificada. 

Além disso, ele é um material em conta, com um ótimo custo benefício e de fácil manuseio. Já que ele pode ser encontrado em diversas formas, como em buchas, tarugos e chapas, seja na disposição Nylon 6.0 ou Nylon 6.6. 

Os dois tipos possuem propriedades muito parecidas, a grande diferença está quanto a resistência térmica. O Nylon 6.0 é extremamente rígido, mais resistente ao calor, enquanto o Nylon 6.6 absorve menos umidade e é mais flexível.

Devido a esses fatores, muitas pessoas procuram aditivar o Nylon para melhorar sua performance em algumas aplicações. 

Como o Nylon pode ser aditivado?

Respondendo à dúvida principal do conteúdo, o Nylon pode sim ser ativado, devido a suas características de ausência de toxicidade e resistência química, assim como outros materiais como o Poliuretano.

O Nylon já possui propriedades excelentes, mas em alguns casos se torna muito interessante sua ativação, devido ao baixo custo do material. 

Dessa forma, muitas vezes, o Nylon 6.6 é muito utilizado quando aditivado com cargas minerais, mas o principal aditivo do Nylon é a fibra de vidro, aumentando sua performance de resistência ao calor e deflexão térmica e resistência quando é aplicado em engrenagens, buchas, em peças automotivas e outros setores da indústria.