May 19, 2024

A importância da pós-graduação em Educação Especial EAD

Pós-graduação em Educação Especial Ead

Você já parou para pensar nos desafios que os profissionais da educação enfrentam diariamente? Imagina, então, um profissional dessa área que decidiu fazer pós-graduação em educação especial EAD

A docência é sem dúvidas uma das áreas mais empáticas e bonitas que existe no mundo profissional, mesmo que os educadores tenham que matar 7 leões (ou mais) por dia.

A profissão abre portas para muitas especializações. Neste artigo, saberá o quão importante é se especializar em educação especial através de uma pós-graduação EAD. Confira!

Como é a pós-graduação em educação especial EAD?

Uma pós-graduação online em educação especial pretende preparar um docente para o mercado inclusivo. Os professores que já trabalham com PCD podem se especializar nessa área de modo a aprender e entender as principais deficiências físicas.

O pós-graduado adquirirá conhecimento em Braille, Libras, Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa.

O que aprende em uma pós-graduação em educação especial EAD?

Se você fizer uma pós-graduação em educação EAD , neste caso, especial, aprenderá os seguintes módulos: 

  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva;
  • História da Educação Especial;
  • Atendimento Educacional Especializado;
  • Introdução a Libras;
  • Introdução ao Braille;
  • Introdução à Deficiência Intelectual.

O curso é direcionado para profissionais que atuam na área da Educação, Psicologia, Ciências da saúde e Serviço Social e a grade do curso pode sofrer alterações, dependendo da Instituição de Ensino.

Importância da pós em Educação Especial EAD

O profissional que conclui uma pós-graduação à distância em Educação Especial aprende a lidar com PCD, isto é, pessoas com deficiência.

Dessa forma, com a bagagem dos aprendizados, o docente será capaz de proporcionar uma educação mais inclusiva e aproximar todos os alunos, promovendo uma educação com mais empatia e colaboração.

Além disso, o professor vai se preparar para lidar com diferentes situações e dificuldades, independente de quais sejam elas. Afinal, um professor que se especializa em educação especial (ou inclusiva, como preferir), está apto para promover inclusão entre indígenas, quilombolas, entre outros. 

Neuropsicopedagogia ou educação especial?

Há uma pós-graduação em neuropsicopedagogia  EAD  e há, também, uma pós em que ambas graduações, Neuropsicopedagogia e Educação Especial, se complementam. 

Se você tiver dúvidas em qual curso investir, procure conhecê-los e fazer um que melhor se adeque às suas necessidades que cabe no seu bolso!

Pós-graduação EAD ou Presencial?

A Pós-graduação EAD é muito mais benéfica do que a graduação em modalidade presencial, visto que investe menos dinheiro e não precisa se preocupar em sair do conforto da sua casa. Além disso, os diplomas têm a mesma validade e tem autonomia para flexibilizar seus horários e realizar o curso quando, onde e como quiser.