May 20, 2024

Como é o mercado de trabalho para pedagogia?

Procurado, sobretudo, por quem tem interesse em trabalhar com educação, o mercado de trabalho para área de pedagogia é cheio de oportunidades, especialmente para quem fez alguma pós-graduação em educação ead.

Contrariando o que muitos pensam a esse respeito, a área da pedagogia é muito ampla e as funções de um pedagogo não se limitam ao espaço da sala de aula. Ainda que muitas das oportunidades de trabalho sejam para professores, o profissional de pedagogia também encontra oportunidades em ONGS, hospitais, clínicas, entre outros. 

Inclusive, mesmo dentro do ambiente escolar, é possível trabalhar como gestor e evoluir muito nessa carreira. Se esse é o seu desejo, esse artigo é perfeito para você.amos apresentar os principais motivos para investir em uma pós graduação e quais as melhores áreas da pedagogia hoje. Confira a seguir!

Vale a pena fazer uma pós-graduação em pedagogia?

Fazer uma pós-graduação contribui para diversos aspectos da sua vida como um todo, a começar pela perspectiva de carreira. Fazendo uma pós-graduação online, você tem a qualificação necessária para ocupar cargos maiores e, com isso, aumentar o seu salário.

Até mesmo para pedagogos que trabalham como professores recebem um aumento significativo em sua remuneração, podendo chegar a 118% a mais do que é antes da especialização.

Quais as melhores áreas da pedagogia hoje?

Agora, é importante estar atento às tendências e necessidades do mercado de trabalho para poder fazer a melhor escolha. Hoje, as áreas da pedagogia que mais estão em alta são:

Educação Especial

Na pós-graduação em educação especial ead, o profissional se qualifica para atuar como um facilitador no processo de aprendizagem de estudantes com deficiências. Dessa forma, nesta especialização você desenvolve habilidades e competências para compreender as necessidades específicas dos alunos e orientá-los de forma mais saudável e proveitosa.

Neuropsicopedagogia

Já o curso de pós-graduação em neuropsicopedagogia ead é indicado para quem deseja trabalhar em hospitais, clínicas e instituições de saúde. Apesar de se afastar muito do ambiente escolar, a função do pedagogo nessa área é propor práticas de aprendizagem a crianças que estão passando por tratamentos de longo período e não podem comparecer à escola. 

Gestão Escolar

Diferente do que muitos pensam, o pedagogo não precisa se limitar ao cargo de professor ou tutor, pois há oportunidades de atuar como gestor dentro das escolas, ao lado da diretoria e da coordenação.