May 20, 2024

Como crescer na área de pedagogia?

Ao contrário do que muitos pensam, a área de pedagogia é muito ampla e cheia de oportunidades de carreira diferentes. É por isso que, se você quer crescer na área de pedagogia, você deve investir em uma especialização e/ou pós-graduação online promissora e que aprimore as suas habilidades para a carreira que você quer. 

Para ajudar você a decidir qual é o melhor curso para você e para a sua trilha profissional, apresentamos a seguir as melhores especializações na área de pedagogia. Confira!

<h2>As melhores especializações na área de pedagogia</h2>

Educação Especial

Na pós-graduação em educação especial ead, o pedagogo aprende como ser um facilitador no processo de aprendizagem de estudantes com necessidades especiais, sendo esses pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

De forma geral, a educação especial atende pessoas autistas, disléxicas, surdas, cegas entre outras necessidades especiais. Logo, para alcançar bons resultados neste trabalho, o professor-pedagogo estabelece utilização de métodos diferenciados de ensino, ajudando seus alunos a desenvolverem suas competências de compreensão do conteúdo de forma saudável e proveitosa.

Neuropsicopedagogia

De outro modo, a pós-graduação em neuropsicopedagogia ead busca desenvolver profissionais com habilidade para trabalhar nas áreas institucionais, clínicas e hospitalares. Dessa forma, o pedagogo formado volta-se para área da saúde, mas propondo práticas de aprendizagem às crianças que estão passando por tratamentos intensivos longos dentro das instituições de saúde. 

Gestão Escolar

Além da oportunidade de atuar como professor, quem é formado em pedagogia também pode trabalhar como coordenador ou diretor de escola. Dentro da escola, o pedagogo que trabalha com a gestão escolar é responsável por promover a colaboração entre os docentes e demais funcionários da escola na criação e execução de um plano de ensino.

Como gestor, o pedagogo também pode trabalhar em diretorias exercendo um papel significativo na construção do currículo escolar e na liderança do projeto político pedagógico.

Educação Infantil

Uma vez que a educação infantil é a primeira etapa do processo de aprendizagem da criança, ela ganha um espaço especial e fundamental no currículo, que pede profissionais preparados. Se você tem interesse em desenvolver as melhores técnicas para trabalhar com  crianças, uma pós-graduação em educação ead com ênfase na educação infantil pode preparar você, ajudando a compreender o universo da criança, sua forma de pensamento e os melhores métodos para facilitar o processo de compreensão.